Sistema para Controle de Manutenção e Inspeção M.I.CONTROL

Desenvolvido por: CVS Sistemas e Informática Ltda

Tecnologia de Geolocalização integrada a smartphones para controle de Manutenção e Inspeção em campo

O que é M.I.CONTROL

Aplicativo de gerenciamento do sistema de envio de Ordens de Manutenção para as equipes no campo.

  • OBJETIVO: Adequação legal, automatização do envio de Ordens de Manutenção para as equipes no campo e gerenciamento das informações passadas pelas equipes.


Razão da criação

  • 1 - Devido à extensão extrema da área de atuação do setor de Manutenção e Inspeção, não ocorria o atendimento ao item 10.11.2 da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego: “Os serviços em instalações elétricas devem ser precedidos de ordens de serviço especificas, aprovadas por trabalhador autorizado, contendo, no mínimo, o tipo, a data, o local e as referências aos procedimentos de trabalho a serem adotados”.
  • 2 - Dificuldade de registro e de controle dos serviços designados para as equipes no campo - OM; OS; APRE; RES; RDO; Tabela para Análise de Falhas; Movimentação de Equipamentos
  • 3 – Baixa confiabilidade tanto no envio dos dados quanto no retorno das informações de execução dos serviços.
  • 4 - Baixa velocidade das informações referentes à conclusão dos serviços executados.

Objetivos Gerais do Aplicativo

- Cumprir legislação.


- Registrar corretamente todas as informações.


- Facilitar o controle.


Objetivos Específicos do Aplicativo

- Execução da OS após a aprovação da Fiscalização.


- Registro de todos os dados sem erros.


- Informação instantânea e relatórios rápidos e precisos.




Descrição do processo de implementação

  • 1 - Descobrir como atender legislação numa área de atuação tão extensa.
  • 2 - Levantar todos os dados necessários para atender legislação e o setor.
  • 3 - Desenvolver rotina de emissão e registro de dados.
  • 4 - Acompanhar o desenvolvimento do Aplicativo.

Descrição do processo de implementação

  • 5 - Definir módulo básico para início dos testes.
  • 6 - Definir e atribuir perfis aos usuários
  • 7 - Treinar todos os usuários.
  • 8 - Acompanhar a implantação.
  • 9 - Levantar dificuldades e efetuar ajustes.

Resultados

  • 1 – Acompanhamento em tempo real da Ordem de Manutenção despachada para as equipes no campo. Pode evitar atrasos na manutenção e economizar de centenas a milhares de Reais.


  • 2 – Confiabilidade das informações transmitidas. Uma informação errada pode gerar de simples prejuízos de deslocamentos até tempo excessivo de parada não planejada de equipamento. Já tivemos caso de equipe que foi parar em outra cidade devido a um erro de informação da locação do poço. Erros de informação além de gerar prejuízos podem também causar acidentes.


Resultados

  • 3 – Relatórios instantâneos e precisos. Anteriormente um RDO ficava pronto apenas no dia seguinte, no mínimo 3 horas após o início do expediente. Dependia do recolhimento e conferência dos RES, Registros de Execução de Serviços, de cada serviço executado por cada equipe e da atenção da auxiliar administrativa que emite os RDOs. Atualmente um RDO pode ser gerado a qualquer instante e sem depender da atenção de uma pessoa. Economia de alguns Reais no dia a dia podendo chegar a milhares no fechamento mensal.

  • 4 – Cumprimento da NR10 – Anteriormente não havia uma autorização formal por parte da Fiscalização da empresa para a execução de um serviço. Atualmente o login e senha do Fiscal no aplicativo o habilitam a emitir uma autorização para cada serviço. Este procedimento é o suficiente para atender à NR10 cuja multa pode chegar a milhares de Reais.

Resultados

  • 5 – Ver que o setor está cumprindo com seu papel, que todas as informações emitidas e recebidas estão corretas, que as pessoas estão trabalhando mais sossegadas e satisfeitas e ao final do dia receber elogio do chefe,
  • ISTO NÃO TEM PREÇO!

Dificuldades vencidas na implementação

- Definição correta de todos os requisitos e da abrangência do Aplicativo.


- Quebra de paradigmas.


Como funciona

Como funciona

  • 1 – O sistema está permanentemente ativo nos smartphones do Fiscal Petrobras, do Supervisor da empresa contratada e das equipes de campo e podem ser visualizados a qualquer instante .
  • 2 – Ao receber o chamado, a atendente acessa o MI Control através da internet e registra dos todos os dados referentes à Ordem de Manutenção e informa qual é o Fiscal e o Supervisor e clica em Salvar.
  • 3 – O Fiscal Petrobras e o Supervisor da contratada recebem a OM em seus smartphones com o status de “Aguardando Aprovação”.
  • 4 – Enquanto o status da OM for “Aguardando Aprovação” o Supervisor da contratada apenas pode visualizar a OM.

Lista de Chamados

No aplicativo do Fiscal, Supervisor e da Equipe é exibida uma lista com todos os seus chamados cadastrados no sistema.


O Fiscal e o Supervisor podem filtrar os chamdos por status e por equipe.


Detalhes do Atendimento

Ao selecionar um chamado a tela de Detalhes do Atendimetno é aberta. Nesta tela estão todos os dados cadastrados pelo atendente no sistema.


É nesta tela que ocorre a interação do usuário com o aplicativo, nela esterá disponível os botões para atender, despachar, interromper, concluir, etc, de acordo com o perfil do usuário e o status do chamado


Dados do Atendimento

O dados específicos de uma execução, como qual a equipe destinada para a execução e as datas registradas durante o atendimento estão disponíveis na tela de Dados do Atendimento.


Registro de Executores

Ao aceitar um chamado a equipe deve informar quais serão os executores. A lista de executores estará disponivel para alteração a qualquer momento acessando a tela de Registro de executores.


Lista de APRE e APR

Tanto a Elétrica quanto a Mecânica possuem uma lista com todas as APREs(Análise Preliminar de Riscos Elétricos) e APRs (Análise Preliminar de Riscos) preenchidadas durante a execução.


APRE

Ao verificar um chamado a equipe da elétrica, poderá preencher o Formulário de APRE, se necessário. Este formulário também pode ser preenchido ou outro pode ser aberto acessando a tela de Lista de APREs.


APRE - Desenergização

Após preencher a APRE a equipe poderá, se necessário, responder ao Formulário de Desenergização.


APRE - Reenergização

Ao concluir uma execução, será perguntado á equipe se ela deseja preecher o Formulário de Reenergização.


APR

Ao verificar um chamado a equipe da mecânica assim como a da elétrica, se necessário poderá preencher o Formulário de APR. Este formulário também pode ser preenchido ou outro pode ser aberton acessando a tela de Lista de APRs


Checklist Caminhão Munck

Após preencher a APR a equipe da mecânica poderá, se necessário, responder ao Formulário Checklist Munck.


Lista de Movimentação de Equipamentos

Uma lista com todas os Formulários de Movimentação de Equipamentos, preenchidos pela equipe durante a execução do chamado, pode ser acessado atráves do Menu. Nesta tela também é possível abrir um novo formulário.


Movimentação de Equipamentos

Se houver a necessidade de uma movimentação de um ou mais equipamentos durante a execução do chamado, a equipe poderá preencher o Formulário de Movimento de Equipamentos que pode ser acessado pelo menu.


Verificação de Poços

A equipe poderá preencher o Formulário de Verificação de Poços a qualquer momento durante a execução do chamado. Ele é disponibilizado no menu, sempre que um chamado for do tipo inspeção de poços


Registro de Execução

Ao concluir uma execução será perguntado à equipe se ela deseja preencher o Formulário de Registro de Execução.


Materiais

Para informar todos os materiais utilizados durante a execução, a equipe primeiro deve preencher o formulário de Registro de Execução e selecionar o item materiais, na tela de Materiais a equipe poderá selecionar quais foram utilizados e a quantidade.


Lista de Ocorrências

Ao preencher o Registro de Execução a equipe poderá relatar todas as ocorrências verificadas durante a execução, através de uma lista disponibilizada no item Ocorrências.


Registro de Falhas

O Registro de Falhas deverá ser preenchido sempre que uma manutenção for do tipo corretiva. O Registro de Falhas está diponível na tela de Registro de Execuções.


Mapa

Na tela de mapa esta disponibilizada a localização do poço onde ocorreu a execução. Nesta tela também pode ser acessado todos os outros poços com suas localizações cadastradas no sistema, além de ser disponibilizado um campo para a busca de um determinado poço.